Além, Mestre!

O projeto estabelece a produção literária entre os professores da Escola Estadual “Mal Humberto de Alencar Castelo Branco”, localizada no bairro do Jardim Casqueiro, em Cubatão/SP.

O objetivo deste projeto é fomentar a produção literária de docentes que atuam dentro do ambiente da escola pública, com o objetivo intrínseco de que cada servidor público possa apreender a amplitude de sua atuação, também de forma artística. Com a livre intenção de que este profissional da educação possa ampliar seu potencial em uma vertente artística.

 Os profissionais que ministram aulas em escolas públicas, frequentemente se deparam com o engessamento do padrão pedagógico que é estabelecido para uma rede tão grande quanto diversa. Dentro desse tipo de padrão, os profissionais ali inseridos tendem ao desestímulo por não poderem adequar a realidade da comunidade no entorno da escola ao seu método de ensino. Por este motivo, este projeto visa fomentar a produção literária como forma de que os próprios profissionais da educação se automotivem por meio de suas criações literárias. E, quem sabe, dentre todos os participantes do projeto, aos poucos se reestabeleça uma forte relação de razoabilidade entre o ensino da educação básica (obrigatória) e a aplicação na vida cotidiana (não obrigatória e contínua) de cada indivíduo ali relacionado (professor, aluno, comunidade etc).

Na primeira apresentação, convidamos a professora Fábia Gomes para participar deste projeto artístico. A professora de pronto atendeu nos mandando três produções suas, duas antigas, e uma que fez após o convite para participar do Festival Sétimo Sentido. O evento aconteceu para os alunos da 1ª turma do Curso da Vara para Pescar - Escola de Produtores Culturais, nas dependências do Bloco Multimídia do Parque Novo Anilinas, na cidade de Cubatão/SP.

Um comentário: